Comparativo entre Yamaha YZF-R1 2009 a 2014 e Suzuki DL 1000 V-Strom 2003 a 2009
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos |
| Quantidade de cilindros | 4 cilindros | 2 cilindros |
| Disposição dos cilindros | em linha | em V a 90º |
| Válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro |
| Tipo de comando de válvulas | DOHC | DOHC |
| Tipo de cárter | cárter úmido | cárter úmido |
| Refrigeração | líquida | líquida |
| Capacidade cúbica | 998 cm³ | 996 cm³ |
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 78 mm | 98 mm |
| Curso do(s) cilíndro(s) | 52,2 mm | 66 mm |
| Taxa de compressão | 12,7:1 | 11,3:1 |
| Potência máxima | 179,6 cv | 97,8 cv |
| Rotação da potência máxima | 12.500 RPM | 7.600 RPM |
| Torque máximo | 11,8 kgf.m | 10,3 kgf.m |
| Rotação do torque máximo | 10.000 RPM | 6.400 RPM |
| Sistema de admissão | Aspiração natural de ar | |
| Marcha lenta | 1.300RPM +/- 100 | 1.300RPM +/- 100 |
| Capacidade de óleo (sem troca de filtro) | 2,7 litros | 2,7 litros |
| Capacidade de óleo (com troca de filtro) | 2,9 litros | 2,9 litros |
| Capacidade de óleo (total) | 3,6 litros | |
| Combustível | ||
| Alimentação | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
| Diâmetro do corpo da injeção eletrônica | 40 mm | 45 mm |
| Combustível | Gasolina | Gasolina |
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 18 litros | 22 litros |
| Reserva de combustível | 4 litros | 4 litros |
| Eletrônica | ||
| Ignição | TCI | CDI/ECU |
| Partida | Elétrica | Elétrica |
| Tensão da Bateria | 12V | 12V |
| Capacidade da Bateria | 10Ah | 14Ah |
| Tipo da bateria | selada | selada |
| Saída do alternador | 400 W | |
| Farois | 55W H7 x 2 | 55/60W H4 x2 |
| Transmissão | ||
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Multidisco banhada a óleo |
| Câmbio | Manual sequencial | Manual sequencial |
| Quantidade de marchas | 6 velocidades | 6 velocidades |
| Coroa | 47 | 41 |
| Pinhão | 17 | 17 |
| Transmissão final | Por corrente | Por corrente |
| Quantidade de elos da corrente | 118 elos | 116 elos |
| Passo da corrente | 530 | 525 |
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Deltabox | Tubular de berço duplo |
| Material do quadro | alumínio | aço com alumínio |
| Dimensões | ||
| Comprimento | 2.070 mm | 2.295 mm |
| Largura | 710 mm | 910 mm |
| Altura | 1.130 mm | 1.395 mm |
| Distância mínima do solo | 135 mm | 165 mm |
| Distância entre eixos | 1.415 mm | 1.535 mm |
| Caster | 24º | 26,5º |
| Trail | 100 mm | 110 mm |
| Ângulo de esterço | 36º | |
| Altura do assento | 830 mm | 840 mm |
| Peso seco | 177 kg | 208 kg |
| Peso em ordem de marcha | 206 kg | 220 kg |
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido (up-side-down) | Garfo telescópico |
| Diâmetro dos tubos do garfo dianteiro | 43 mm de diâmetro | 43 mm de diâmetro |
| Curso da suspensão dianteira | curso de 120 mm | curso de 160 mm |
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | ajuste de pré-carga da mola |
| Tipo da suspensão traseira | Monochoque com Link | Monochoque com Link |
| Curso da suspensão traseira | curso de 130 mm | curso de 163 mm |
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | ajustes de pré-carga da mola e de retorno |
| Tipo da roda dianteira | De liga leve | De liga leve |
| Aro da roda dianteira | 17 polegadas | 19 polegadas |
| Largura da roda dianteira | 3,5" de largura | 2,5" de largura |
| Tipo da roda traseira | De liga leve | De liga leve |
| Aro da roda traseira | 17 polegadas | 17 polegadas |
| Largura da roda traseira | 6" de largura | 4" de largura |
| Medida do pneu dianteiro | 120/70 17 | 110/80 19 |
| Índice de carga do pneu dianteiro | 59 | |
| Índice de velocidade do pneu dianteiro | ZR | V |
| Tipo do pneu dianteiro | sem câmara | sem câmara |
| Medida do pneu traseiro | 190/55 17 | 150/70 17 |
| Índice de carga do pneu traseiro | 69 | |
| Índice de velocidade do pneu traseiro | ZR | V |
| Tipo do pneu traseiro | sem câmara | sem câmara |
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Duplo disco flutuante e ventilado | Duplo disco flutuante e ventilado |
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 310 mm | de 310 mm |
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinças de montagem radial | pinça deslizante |
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 3 pistões | de 2 pistões |
| ABS no freio dianteiro | sem ABS | sem ABS |
| Tipo dos freios traseiros | Disco ventilado | Disco ventilado |
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 220 mm | de 260 mm |
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça deslizante | pinça deslizante |
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 1 pistão | de 1 pistão |
| ABS no freio traseiro | sem ABS | sem ABS |
| Outras informações | ||
| Categoria | Super sport | Dual-purpose |
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 2003 | - | R$ 21.011,83 |
| Ano modelo 2004 | - | R$ 26.549,88 |
| Ano modelo 2005 | - | R$ 26.856,52 |
| Ano modelo 2006 | - | R$ 27.984,79 |
| Ano modelo 2007 | - | R$ 28.918,46 |
| Ano modelo 2008 | - | R$ 30.301,71 |
| Ano modelo 2009 | R$ 36.422,69 | R$ 30.823,55 |
| Ano modelo 2010 | R$ 38.237,06 | - |
| Ano modelo 2011 | R$ 40.110,47 | - |
| Ano modelo 2012 | R$ 40.572,34 | - |
| Ano modelo 2013 | R$ 43.115,31 | - |
| Ano modelo 2014 | R$ 51.976,55 | - |
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 2003 | - | R$ 915,48 |
| Ano modelo 2004 | - | R$ 965,10 |
| Ano modelo 2005 | - | R$ 999,70 |
| Ano modelo 2006 | - | R$ 1.111,71 |
| Ano modelo 2007 | - | R$ 1.212,67 |
| Ano modelo 2008 | - | R$ 1.239,09 |
| Ano modelo 2009 | R$ 4.591,00 | R$ 1.218,31 |
| Ano modelo 2010 | R$ 4.542,47 | - |
| Ano modelo 2011 | R$ 4.529,05 | - |
| Ano modelo 2012 | R$ 4.637,98 | - |
| Ano modelo 2013 | R$ 4.744,53 | - |
| Ano modelo 2014 | R$ 5.313,86 | - |
| Mais informações: | Seguro da Yamaha YZF-R1 2009 a 2014 | Seguro da Suzuki DL 1000 V-Strom 2003 a 2009 |
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
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