Comparativo entre Yamaha XT660Z Ténéré 2011 a 2017 e BMW S 1000 RR HP4 Competition 2013 a 2014
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos | 
| Quantidade de cilindros | 1 cilindro | 4 cilindros | 
| Disposição dos cilindros | disposição vertical | em linha | 
| Válvulas por cilindro | 2 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 
| Tipo de comando de válvulas | OHC / SOHC | DOHC | 
| Tipo de cárter | cárter seco | cárter úmido | 
| Refrigeração | líquida | líquida | 
| Capacidade cúbica | 660 cm³ | 999 cm³ | 
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 100 mm | 80 mm | 
| Curso do(s) cilíndro(s) | 84 mm | 49,7 mm | 
| Taxa de compressão | 10:1 | 13:1 | 
| Vela de ignição | CR7E (NGK) | LMAR9D-J (NGK) | 
| Potência máxima | 48 cv | 193 cv | 
| Rotação da potência máxima | 6.000 RPM | 13.000 RPM | 
| Torque máximo | 5,95 kgf.m | 11,42 kgf.m | 
| Rotação do torque máximo | 5.250 RPM | 9.750 RPM | 
| Sistema de admissão | Aspiração natural de ar | Aspiração natural de ar | 
| Marcha lenta | 1.400RPM +/- 100 | |
| Capacidade de óleo (sem troca de filtro) | 2,5 litros | |
| Capacidade de óleo (com troca de filtro) | 2,6 litros | |
| Capacidade de óleo (total) | 2,9 litros | 3,5 litros | 
| Combustível | ||
| Alimentação | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica | 
| Diâmetro do corpo da injeção eletrônica | 44 mm | |
| Combustível | Gasolina | Gasolina Premium | 
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 23 litros | 17,4 litros | 
| Reserva de combustível | 6,7 litros | 3,8 litros | 
| Eletrônica | ||
| Ignição | TCI | CDI/ECU | 
| Partida | Elétrica | Elétrica | 
| Tensão da Bateria | 12V | 12V | 
| Capacidade da Bateria | 8Ah | 7Ah | 
| Tipo da bateria | selada | selada | 
| Saída do alternador | 350 W | |
| Farois | 55W H11 x2 | 55W H7 x 2 | 
| Transmissão | ||
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Multidisco deslizante banhada a óleo | 
| Câmbio | Manual sequencial | Manual sequencial | 
| Quantidade de marchas | 5 velocidades | 6 velocidades | 
| Coroa | 45 | |
| Pinhão | 15 | |
| Transmissão final | Por corrente | Por corrente | 
| Quantidade de elos da corrente | 110 elos | |
| Passo da corrente | 520 | |
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Tubular tipo diamante | Ponte | 
| Material do quadro | aço | alumínio | 
| Dimensões | ||
| Comprimento | 2.246 mm | 2.054 mm | 
| Largura | 864 mm | 825 mm | 
| Altura | 1.477 mm | 1.137 mm | 
| Distância mínima do solo | 260 mm | |
| Distância entre eixos | 1.500 mm | 1.422 mm | 
| Caster | 28º | 24º | 
| Trail | 113 mm | 98 mm | 
| Raio de curva | 2,4 m | |
| Altura do assento | 896 mm | 820 mm | 
| Peso seco | 175 kg | 169 kg | 
| Peso em ordem de marcha | 206 kg | 196 kg | 
| Capacidade máxima de carga | 190 kg | 200 kg | 
| Peso bruto total máximo | 405 kg | |
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico invertido (up-side-down) com DDC | 
| Diâmetro dos tubos do garfo dianteiro | 43 mm de diâmetro | 46 mm de diâmetro | 
| Curso da suspensão dianteira | curso de 210 mm | curso de 119 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | sem ajustes | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da suspensão traseira | Monochoque com Link | Monochoque com Link | 
| Curso da suspensão traseira | curso de 200 mm | curso de 129 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | ajustes de pré-carga da mola e de retorno | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da roda dianteira | Aro de aço, raiada | De liga leve | 
| Aro da roda dianteira | 21 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda dianteira | 1,85" de largura | 3,5" de largura | 
| Tipo da roda traseira | Aro de aço, raiada | De liga leve | 
| Aro da roda traseira | 17 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda traseira | 2,75" de largura | 6" de largura | 
| Medida do pneu dianteiro | 90/90 21 | 120/70 17 | 
| Índice de carga do pneu dianteiro | 54 | |
| Índice de velocidade do pneu dianteiro | S | |
| Tipo do pneu dianteiro | com câmara | sem câmara | 
| Medida do pneu traseiro | 130/80 17 | 190/55 17 | 
| Índice de carga do pneu traseiro | 65 | |
| Índice de velocidade do pneu traseiro | S | |
| Tipo do pneu traseiro | com câmara | sem câmara | 
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Duplo disco flutuante e ventilado | Disco flutuante e ventilado | 
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 298 mm | de 320 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinças | pinças de montagem radial | 
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 2 pistões | de 2 pistões | 
| ABS no freio dianteiro | com ABS (opcional) | com ABS | 
| Tipo dos freios traseiros | Disco ventilado | Disco ventilado | 
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 245 mm | de 220 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça | pinça deslizante | 
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 1 pistão | de 1 pistão | 
| ABS no freio traseiro | com ABS (opcional) | com ABS | 
| Outras informações | ||
| Categoria | On / Off Road | Super sport | 
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 2011 | R$ 27.163,65 | - | 
| Ano modelo 2012 | R$ 29.578,99 | - | 
| Ano modelo 2013 | R$ 31.793,03 | R$ 74.235,75 | 
| Ano modelo 2014 | R$ 32.708,67 | R$ 75.228,41 | 
| Ano modelo 2015 | R$ 37.703,51 | - | 
| Ano modelo 2016 | R$ 38.422,97 | - | 
| Ano modelo 2017 | R$ 43.245,49 | - | 
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 2011 | R$ 1.252,57 | - | 
| Ano modelo 2012 | R$ 1.424,33 | - | 
| Ano modelo 2013 | R$ 1.453,70 | R$ 5.314,48 | 
| Ano modelo 2014 | R$ 1.617,72 | R$ 5.612,32 | 
| Ano modelo 2015 | R$ 1.603,46 | - | 
| Ano modelo 2016 | R$ 1.673,47 | - | 
| Ano modelo 2017 | R$ 1.668,84 | - | 
| Mais informações: | Seguro da Yamaha XT660Z Ténéré 2011 a 2017 | Seguro da BMW S 1000 RR HP4 Competition 2013 a 2014 | 
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
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