Comparativo entre Yamaha Cryption ED 2010 a 2016 e BMW F 800 GS 2008 a 2018
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos |
| Quantidade de cilindros | 1 cilindro | 2 cilindros |
| Disposição dos cilindros | disposição horizontal | paralelos |
| Válvulas por cilindro | 2 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro |
| Tipo de comando de válvulas | OHC / SOHC | DOHC |
| Tipo de cárter | cárter úmido | cárter úmido |
| Refrigeração | a ar | líquida |
| Capacidade cúbica | 114 cm³ | 798 cm³ |
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 50 mm | 82 mm |
| Curso do(s) cilíndro(s) | 57,9 mm | 75,8 mm |
| Taxa de compressão | 9,3:1 | 12:1 |
| Vela de ignição | DCR8EIX (NGK) | |
| Potência máxima | 8,2 cv | 85 cv |
| Rotação da potência máxima | 7.500 RPM | 7.500 RPM |
| Torque máximo | 0,9 kgf.m | 8,2 kgf.m |
| Rotação do torque máximo | 5.500 RPM | 5.750 RPM |
| Sistema de admissão | Aspiração natural de ar | Aspiração natural de ar |
| Marcha lenta | 1.400RPM +/- 100 | 1.400RPM +/- 100 |
| Capacidade de óleo (sem troca de filtro) | 0,8 litros | 2,8 litros |
| Capacidade de óleo (com troca de filtro) | 0,85 litros | 2,9 litros |
| Capacidade de óleo (total) | 0,9 litros | 3,1 litros |
| Combustível | ||
| Alimentação | Carburador | Injeção eletrônica |
| Diâmetro do carburador | 17mm | |
| Diâmetro do corpo da injeção eletrônica | 45 mm | |
| Combustível | Gasolina | Gasolina |
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 4,2 litros | 16 litros |
| Reserva de combustível | 4 litros | |
| Eletrônica | ||
| Ignição | CDI | CDI/ECU |
| Partida | Elétrica e a pedal | Elétrica |
| Tensão da Bateria | 12V | 12V |
| Capacidade da Bateria | 5Ah | 12Ah |
| Tipo da bateria | com líquido | selada |
| Saída do alternador | 400 W | |
| Farois | 32/32W H6 x 1 | 55W H7 x 2 |
| Transmissão | ||
| Embreagem | Automática centrífuga | Multidisco banhada a óleo |
| Câmbio | Manual sequencial | Manual sequencial |
| Quantidade de marchas | 4 velocidades | 6 velocidades |
| Coroa | 41 | 42 |
| Pinhão | 15 | 16 |
| Transmissão final | Por corrente | Por corrente |
| Quantidade de elos da corrente | 116 elos | |
| Passo da corrente | 525 | |
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Espinha dorsal (backbone) | Treliça |
| Material do quadro | aço | aço |
| Dimensões | ||
| Comprimento | 1.930 mm | 2.320 mm |
| Largura | 660 mm | 945 mm |
| Altura | 1.055 mm | 1.350 mm |
| Distância mínima do solo | 126 mm | 240 mm |
| Distância entre eixos | 1.235 mm | 1.577 mm |
| Caster | 26,5º | 26º |
| Trail | 76 mm | 117 mm |
| Raio de curva | 1,9 m | |
| Altura do assento | 755 mm | 880 mm |
| Peso seco | 177,8 kg | |
| Peso em ordem de marcha | 98 kg | 207 kg |
| Capacidade máxima de carga | 236 kg | |
| Peso bruto total máximo | 443 kg | |
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico invertido (up-side-down) |
| Diâmetro dos tubos do garfo dianteiro | 43 mm de diâmetro | |
| Curso da suspensão dianteira | curso de 100 mm | curso de 230 mm |
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | sem ajustes | sem ajustes |
| Tipo da suspensão traseira | Bichoque | Monochoque com Link |
| Curso da suspensão traseira | curso de 80 mm | curso de 215 mm |
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | sem ajustes | ajustes de pré-carga da mola e de retorno |
| Tipo da roda dianteira | Aro de aço, raiada | Aro de alumínio, raiada |
| Aro da roda dianteira | 17 polegadas | 21 polegadas |
| Largura da roda dianteira | 2,15" de largura | |
| Tipo da roda traseira | Aro de aço, raiada | Aro de alumínio, raiada |
| Aro da roda traseira | 17 polegadas | 17 polegadas |
| Largura da roda traseira | 4,25" de largura | |
| Medida do pneu dianteiro | 2,25 17 | 90/90 21 |
| Índice de carga do pneu dianteiro | 38 | 54 |
| Índice de velocidade do pneu dianteiro | P | V |
| Tipo do pneu dianteiro | com câmara | com câmara |
| Medida do pneu traseiro | 2,50 17 | 150/70 17 |
| Índice de carga do pneu traseiro | 43 | 69 |
| Índice de velocidade do pneu traseiro | P | V |
| Tipo do pneu traseiro | com câmara | com câmara |
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Disco simples ventilado | Duplo disco flutuante e ventilado |
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 220 mm | de 300 mm |
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinça | pinça deslizante |
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 1 pistão | de 2 pistões |
| ABS no freio dianteiro | sem ABS | com ABS (desconectável) |
| Tipo dos freios traseiros | A tambor | Disco ventilado |
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 265 mm | |
| Diâmetro do tambor do freio traseiro | 130 mm | |
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça deslizante | |
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 2 pistões | |
| ABS no freio traseiro | sem ABS | com ABS (desconectável) |
| Outras informações | ||
| Categoria | Cub | On / Off Road |
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 2008 | - | R$ 29.080,91 |
| Ano modelo 2009 | - | R$ 31.982,10 |
| Ano modelo 2010 | R$ 5.882,22 | R$ 32.346,91 |
| Ano modelo 2011 | R$ 6.170,82 | R$ 33.477,69 |
| Ano modelo 2012 | R$ 6.658,29 | R$ 36.093,77 |
| Ano modelo 2013 | R$ 7.295,26 | R$ 36.930,47 |
| Ano modelo 2014 | R$ 8.106,76 | R$ 39.939,28 |
| Ano modelo 2015 | R$ 8.750,81 | R$ 41.118,82 |
| Ano modelo 2016 | R$ 9.830,58 | R$ 42.760,85 |
| Ano modelo 2017 | - | R$ 47.283,48 |
| Ano modelo 2018 | - | R$ 48.697,85 |
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 2008 | - | R$ 1.948,83 |
| Ano modelo 2009 | - | R$ 2.107,18 |
| Ano modelo 2010 | R$ 281,25 | R$ 2.195,92 |
| Ano modelo 2011 | R$ 281,68 | R$ 2.180,21 |
| Ano modelo 2012 | R$ 294,70 | R$ 2.162,54 |
| Ano modelo 2013 | R$ 313,11 | R$ 2.173,51 |
| Ano modelo 2014 | R$ 312,88 | R$ 2.188,26 |
| Ano modelo 2015 | R$ 312,34 | R$ 2.215,82 |
| Ano modelo 2016 | R$ 319,23 | R$ 2.272,67 |
| Ano modelo 2017 | - | R$ 2.293,72 |
| Ano modelo 2018 | - | R$ 2.358,88 |
| Mais informações: | Seguro da Yamaha Cryption ED 2010 a 2016 | Seguro da BMW F 800 GS 2008 a 2018 |
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
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