Comparativo entre Honda CB 500 1997 a 2005 e Kawasaki ZX-14R 2012 a 2014
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos | 
| Quantidade de cilindros | 2 cilindros | 4 cilindros | 
| Disposição dos cilindros | paralelos | em linha | 
| Válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 
| Tipo de comando de válvulas | DOHC | DOHC | 
| Tipo de cárter | cárter úmido | cárter úmido | 
| Refrigeração | líquida | líquida | 
| Capacidade cúbica | 499 cm³ | 1.441 cm³ | 
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 73 mm | 84 mm | 
| Curso do(s) cilíndro(s) | 59,6 mm | 65 mm | 
| Taxa de compressão | 10,5:1 | 12,3:1 | 
| Vela de ignição | CR8EH-9 (NGK) | |
| Potência máxima | 54 cv | 200 cv | 
| Rotação da potência máxima | 9.500 RPM | 10.500 RPM | 
| Torque máximo | 4,5 kgf.m | 15,7 kgf.m | 
| Rotação do torque máximo | 8.000 RPM | 7.500 RPM | 
| Sistema de admissão | Aspiração natural de ar | |
| Marcha lenta | 1.300RPM +/- 100 | 1.200RPM +/- 100 | 
| Capacidade de óleo (sem troca de filtro) | 2,9 litros | |
| Capacidade de óleo (com troca de filtro) | 3,1 litros | 4 litros | 
| Capacidade de óleo (total) | 3,5 litros | 4,3 litros | 
| Combustível | ||
| Alimentação | Carburador | Injeção eletrônica | 
| Diâmetro do carburador | 33mm | |
| Diâmetro do corpo da injeção eletrônica | 44 mm | |
| Combustível | Gasolina | Gasolina | 
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 18 litros | 22 litros | 
| Reserva de combustível | 2,5 litros | |
| Eletrônica | ||
| Ignição | CDI | TBCI com avanço digital | 
| Partida | Elétrica | Elétrica | 
| Tensão da Bateria | 12V | 12V | 
| Capacidade da Bateria | 8Ah | 14Ah | 
| Tipo da bateria | com líquido | selada | 
| Farois | 55/60W H4 x 1 | 55W H7 x 4 | 
| Transmissão | ||
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Multidisco banhada a óleo | 
| Câmbio | Manual sequencial | Manual sequencial | 
| Quantidade de marchas | 6 velocidades | 6 velocidades | 
| Coroa | 40 | 42 | 
| Pinhão | 15 | 17 | 
| Transmissão final | Por corrente | Por corrente | 
| Quantidade de elos da corrente | 120 elos | |
| Passo da corrente | 525 | |
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Tubular de berço duplo | Monobloco | 
| Material do quadro | aço | alumínio | 
| Dimensões | ||
| Comprimento | 2.090 mm | 2.170 mm | 
| Largura | 720 mm | 770 mm | 
| Altura | 1.170 mm | |
| Distância mínima do solo | 125 mm | |
| Distância entre eixos | 1.430 mm | 1.480 mm | 
| Caster | 27,2º | 23º | 
| Trail | 113 mm | 93 mm | 
| Ângulo de esterço | 31º | |
| Altura do assento | 775 mm | 800 mm | 
| Peso seco | 173 kg | |
| Peso em ordem de marcha | 265 kg | |
| Capacidade máxima de carga | 184 kg | |
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico invertido (up-side-down) | 
| Diâmetro dos tubos do garfo dianteiro | 43 mm de diâmetro | |
| Curso da suspensão dianteira | curso de 115 mm | curso de 117 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | sem ajustes | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da suspensão traseira | Bichoque | Monochoque com link e amortecedor com reservatório de gás | 
| Curso da suspensão traseira | curso de 117 mm | curso de 124 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | ajuste de pré-carga da mola | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da roda dianteira | De liga leve | De liga leve | 
| Aro da roda dianteira | 17 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda dianteira | 3" de largura | |
| Tipo da roda traseira | De liga leve | De liga leve | 
| Aro da roda traseira | 17 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda traseira | 3,5" de largura | |
| Medida do pneu dianteiro | 110/70 17 | 120/70 17 | 
| Índice de carga do pneu dianteiro | 58 | |
| Índice de velocidade do pneu dianteiro | ZR | |
| Tipo do pneu dianteiro | sem câmara | sem câmara | 
| Medida do pneu traseiro | 150/70 17 | 190/50 17 | 
| Índice de carga do pneu traseiro | 73 | |
| Índice de velocidade do pneu traseiro | ZR | |
| Tipo do pneu traseiro | sem câmara | sem câmara | 
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Disco simples ventilado | Duplo disco tipo margarida flutuante e ventilado | 
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 296 mm | de 310 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinça | pinças de montagem radial | 
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 2 pistões | de 2 pistões | 
| ABS no freio dianteiro | sem ABS | com ABS | 
| Tipo dos freios traseiros | Disco ventilado | Disco tipo margarida ventilado | 
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 240 mm | de 250 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça | pinça deslizante | 
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 1 pistão | de 2 pistões | 
| ABS no freio traseiro | sem ABS | com ABS | 
| Outras informações | ||
| Categoria | Naked | Hiper sport | 
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 1997 | R$ 13.248,28 | - | 
| Ano modelo 1998 | R$ 16.158,29 | - | 
| Ano modelo 1999 | R$ 16.059,72 | - | 
| Ano modelo 2000 | R$ 17.013,54 | - | 
| Ano modelo 2001 | R$ 17.618,25 | - | 
| Ano modelo 2002 | R$ 18.070,71 | - | 
| Ano modelo 2003 | R$ 18.621,24 | - | 
| Ano modelo 2004 | R$ 19.324,87 | - | 
| Ano modelo 2005 | R$ 21.742,69 | - | 
| Ano modelo 2013 | - | R$ 51.393,54 | 
| Ano modelo 2014 | - | R$ 61.459,64 | 
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 1997 | R$ 895,99 | - | 
| Ano modelo 1998 | R$ 1.150,81 | - | 
| Ano modelo 1999 | R$ 1.207,28 | - | 
| Ano modelo 2000 | R$ 1.272,52 | - | 
| Ano modelo 2001 | R$ 1.328,63 | - | 
| Ano modelo 2002 | R$ 1.432,64 | - | 
| Ano modelo 2003 | R$ 1.612,18 | - | 
| Ano modelo 2004 | R$ 1.723,11 | - | 
| Ano modelo 2005 | R$ 2.221,47 | - | 
| Ano modelo 2013 | - | R$ 1.906,07 | 
| Ano modelo 2014 | - | R$ 1.964,53 | 
| Mais informações: | Seguro da Honda CB 500 1997 a 2005 | Seguro da Kawasaki ZX-14R 2012 a 2014 | 
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
Seguro

Aproveite a oferta exclusiva para os visitantes do Motos Blog!
Ganhe até 20% de desconto na contratação do seguro para a sua moto com a Energy Broker, há 70 anos a corretora de seguros líder em duas rodas de alta cilindrada no Brasil.
Clique no botão abaixo e faça sua simulação gratuita.
Simule já o seu seguro
Veja também
Apesar de nossos esforços para manter dados precisos sobre todas as motos, não podemos nos responsabilizar por eventuais informações incorretas. Use por sua conta e risco.
Compare mais modelos - Clique aqui!

