Comparativo entre Dafra Next 250 2013 a 2017 e Honda CB 500 1997 a 2005
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos | 
| Quantidade de cilindros | 1 cilindro | 2 cilindros | 
| Disposição dos cilindros | disposição vertical | paralelos | 
| Válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 
| Tipo de comando de válvulas | OHC / SOHC | DOHC | 
| Tipo de cárter | cárter úmido | cárter úmido | 
| Refrigeração | líquida | líquida | 
| Capacidade cúbica | 249,4 cm³ | 499 cm³ | 
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 71 mm | 73 mm | 
| Curso do(s) cilíndro(s) | 63 mm | 59,6 mm | 
| Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,5:1 | 
| Vela de ignição | CR8E (NGK) | CR8EH-9 (NGK) | 
| Potência máxima | 25 cv | 54 cv | 
| Rotação da potência máxima | 7.500 RPM | 9.500 RPM | 
| Torque máximo | 2,75 kgf.m | 4,5 kgf.m | 
| Rotação do torque máximo | 6.500 RPM | 8.000 RPM | 
| Sistema de admissão | Aspiração natural de ar | Aspiração natural de ar | 
| Marcha lenta | 1.650RPM +/- 100 | 1.300RPM +/- 100 | 
| Capacidade de óleo (sem troca de filtro) | 1,5 litros | 2,9 litros | 
| Capacidade de óleo (com troca de filtro) | 1,7 litros | 3,1 litros | 
| Capacidade de óleo (total) | 1,7 litros | 3,5 litros | 
| Combustível | ||
| Alimentação | Injeção eletrônica | Carburador | 
| Diâmetro do carburador | 33mm | |
| Combustível | Gasolina | Gasolina | 
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 14 litros | 18 litros | 
| Reserva de combustível | 1,3 litros | 2,5 litros | 
| Eletrônica | ||
| Ignição | TCI | CDI | 
| Partida | Elétrica | Elétrica | 
| Tensão da Bateria | 12V | 12V | 
| Capacidade da Bateria | 10Ah | 8Ah | 
| Tipo da bateria | selada | com líquido | 
| Farois | 55/60W H4 x 1 | 55/60W H4 x 1 | 
| Transmissão | ||
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Multidisco banhada a óleo | 
| Câmbio | Manual sequencial | Manual sequencial | 
| Quantidade de marchas | 6 velocidades | 6 velocidades | 
| Coroa | 35 | 40 | 
| Pinhão | 13 | 15 | 
| Transmissão final | Por corrente | Por corrente | 
| Quantidade de elos da corrente | 102 elos | 120 elos | 
| Passo da corrente | 520 | 525 | 
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Tubular tipo diamante | Tubular de berço duplo | 
| Material do quadro | aço | aço | 
| Dimensões | ||
| Comprimento | 2.005 mm | 2.090 mm | 
| Largura | 790 mm | 720 mm | 
| Altura | 1.050 mm | |
| Distância mínima do solo | 170 mm | |
| Distância entre eixos | 1.320 mm | 1.430 mm | 
| Caster | 25º | 27,2º | 
| Trail | 125 mm | 113 mm | 
| Altura do assento | 790 mm | 775 mm | 
| Peso seco | 155,8 kg | 173 kg | 
| Peso em ordem de marcha | 170,6 kg | |
| Capacidade máxima de carga | 150 kg | 184 kg | 
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico | 
| Curso da suspensão dianteira | curso de 110 mm | curso de 115 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | sem ajustes | sem ajustes | 
| Tipo da suspensão traseira | Monochoque | Bichoque | 
| Curso da suspensão traseira | curso de 129 mm | curso de 117 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | ajuste de pré-carga da mola | ajuste de pré-carga da mola | 
| Tipo da roda dianteira | De liga leve | De liga leve | 
| Aro da roda dianteira | 17 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda dianteira | 3" de largura | |
| Tipo da roda traseira | De liga leve | De liga leve | 
| Aro da roda traseira | 17 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda traseira | 3,5" de largura | |
| Medida do pneu dianteiro | 110/70 17 | 110/70 17 | 
| Tipo do pneu dianteiro | sem câmara | sem câmara | 
| Medida do pneu traseiro | 130/70 17 | 150/70 17 | 
| Tipo do pneu traseiro | sem câmara | sem câmara | 
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Disco simples ventilado | Disco simples ventilado | 
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 260 mm | de 296 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinças | pinça | 
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 2 pistões | de 2 pistões | 
| ABS no freio dianteiro | sem ABS | sem ABS | 
| Tipo dos freios traseiros | Disco ventilado | Disco ventilado | 
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 220 mm | de 240 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça | pinça | 
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 1 pistão | de 1 pistão | 
| ABS no freio traseiro | sem ABS | sem ABS | 
| Outras informações | ||
| Categoria | Street | Naked | 
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 1997 | - | R$ 13.248,28 | 
| Ano modelo 1998 | - | R$ 16.158,29 | 
| Ano modelo 1999 | - | R$ 16.059,72 | 
| Ano modelo 2000 | - | R$ 17.013,54 | 
| Ano modelo 2001 | - | R$ 17.618,25 | 
| Ano modelo 2002 | - | R$ 18.070,71 | 
| Ano modelo 2003 | - | R$ 18.621,24 | 
| Ano modelo 2004 | - | R$ 19.324,87 | 
| Ano modelo 2005 | - | R$ 21.742,69 | 
| Ano modelo 2013 | R$ 8.625,75 | - | 
| Ano modelo 2014 | R$ 9.798,52 | - | 
| Ano modelo 2015 | R$ 10.057,32 | - | 
| Ano modelo 2016 | R$ 11.220,83 | - | 
| Ano modelo 2017 | R$ 11.801,04 | - | 
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 1997 | - | R$ 895,99 | 
| Ano modelo 1998 | - | R$ 1.150,81 | 
| Ano modelo 1999 | - | R$ 1.207,28 | 
| Ano modelo 2000 | - | R$ 1.272,52 | 
| Ano modelo 2001 | - | R$ 1.328,63 | 
| Ano modelo 2002 | - | R$ 1.432,64 | 
| Ano modelo 2003 | - | R$ 1.612,18 | 
| Ano modelo 2004 | - | R$ 1.723,11 | 
| Ano modelo 2005 | - | R$ 2.221,47 | 
| Ano modelo 2013 | R$ 732,02 | - | 
| Ano modelo 2014 | R$ 728,12 | - | 
| Ano modelo 2015 | R$ 795,58 | - | 
| Ano modelo 2016 | R$ 813,67 | - | 
| Ano modelo 2017 | R$ 845,43 | - | 
| Mais informações: | Seguro da Dafra Next 250 2013 a 2017 | Seguro da Honda CB 500 1997 a 2005 | 
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
Seguro

Aproveite a oferta exclusiva para os visitantes do Motos Blog!
Ganhe até 20% de desconto na contratação do seguro para a sua moto com a Energy Broker, há 70 anos a corretora de seguros líder em duas rodas de alta cilindrada no Brasil.
Clique no botão abaixo e faça sua simulação gratuita.
Simule já o seu seguro
Veja também
Apesar de nossos esforços para manter dados precisos sobre todas as motos, não podemos nos responsabilizar por eventuais informações incorretas. Use por sua conta e risco.
Compare mais modelos - Clique aqui!

