Comparativo entre BMW G 310 GS 2018 a 2026 e Honda CRF 1000L Africa Twin 2017 a 2020
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos | 
| Quantidade de cilindros | 1 cilindro | 2 cilindros | 
| Disposição dos cilindros | disposição vertical | paralelos | 
| Válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 2 válvulas por cilindro | 
| Tipo de comando de válvulas | DOHC | OHC / SOHC | 
| Tipo de cárter | cárter semi-úmido | cárter seco | 
| Refrigeração | líquida | líquida | 
| Capacidade cúbica | 313 cm³ | 999,1 cm³ | 
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 80 mm | 92 mm | 
| Curso do(s) cilíndro(s) | 62,1 mm | 75,1 mm | 
| Taxa de compressão | 10,9:1 | 10:1 | 
| Vela de ignição | LMAR9D-J (NGK) | SILMAR8A9S (NGK) | 
| Potência máxima | 34,5 cv | 90,2 cv | 
| Rotação da potência máxima | 9.200 RPM | 7.500 RPM | 
| Torque máximo | 2,85 kgf.m | 9,3 kgf.m | 
| Rotação do torque máximo | 7.500 RPM | 6.000 RPM | 
| Sistema de admissão | Aspiração natural de ar | Aspiração natural de ar | 
| Marcha lenta | 1.600RPM +/- 100 | 1.200RPM +/- 100 | 
| Capacidade de óleo (sem troca de filtro) | 3,9 litros | |
| Capacidade de óleo (com troca de filtro) | 1,65 litros | 4,1 litros | 
| Capacidade de óleo (total) | 4,9 litros | |
| Combustível | ||
| Alimentação | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica | 
| Combustível | Gasolina Premium | Gasolina | 
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 11 litros | 18,8 litros | 
| Reserva de combustível | 1 litros | 3,6 litros | 
| Eletrônica | ||
| Ignição | CDI/ECU | CDI/ECU | 
| Partida | Elétrica | Elétrica | 
| Tensão da Bateria | 12V | 12V | 
| Capacidade da Bateria | 8Ah | 11,2Ah | 
| Tipo da bateria | selada | selada | 
| Saída do alternador | 490 W | |
| Farois | 55/60W H4 x 1 | LED (conexão proprietária) | 
| Transmissão | ||
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Multidisco banhada a óleo | 
| Câmbio | Manual sequencial | Manual sequencial | 
| Quantidade de marchas | 6 velocidades | 6 velocidades | 
| Coroa | 40 | 42 | 
| Pinhão | 16 | 17 | 
| Transmissão final | Por corrente | Por corrente | 
| Quantidade de elos da corrente | 124 elos | |
| Passo da corrente | 525 | |
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Tubular de berço duplo | Tubular de berço semi-duplo | 
| Material do quadro | aço | aço | 
| Dimensões | ||
| Comprimento | 2.075 mm | 2.334 mm | 
| Largura | 880 mm | 932 mm | 
| Altura | 1.230 mm | 1.478 mm | 
| Distância mínima do solo | 250 mm | |
| Distância entre eixos | 1.420 mm | 1.574 mm | 
| Caster | 63,3º | 27,3º | 
| Trail | 98 mm | 113 mm | 
| Raio de curva | 2,6 m | |
| Altura do assento | 835 mm | 850 mm | 
| Peso seco | 212 kg | |
| Peso em ordem de marcha | 169,5 kg | |
| Capacidade máxima de carga | 1.755 kg | 195 kg | 
| Peso bruto total máximo | 345 kg | |
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido (up-side-down) | Garfo telescópico | 
| Diâmetro dos tubos do garfo dianteiro | 41 mm de diâmetro | 45 mm de diâmetro | 
| Curso da suspensão dianteira | curso de 180 mm | curso de 230 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | sem ajustes | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da suspensão traseira | Monochoque | Monochoque com Link | 
| Curso da suspensão traseira | curso de 180 mm | curso de 220 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | ajuste de pré-carga da mola | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da roda dianteira | De liga leve | Aro de aço, raiada | 
| Aro da roda dianteira | 19 polegadas | 21 polegadas | 
| Largura da roda dianteira | 2,5" de largura | |
| Tipo da roda traseira | De liga leve | Aro de aço, raiada | 
| Aro da roda traseira | 17 polegadas | 18 polegadas | 
| Largura da roda traseira | 4" de largura | |
| Medida do pneu dianteiro | 110/80 19 | 90/90 21 | 
| Índice de carga do pneu dianteiro | 59 | 54 | 
| Índice de velocidade do pneu dianteiro | R | H | 
| Tipo do pneu dianteiro | sem câmara | com câmara | 
| Medida do pneu traseiro | 150/70 17 | 150/70 18 | 
| Índice de carga do pneu traseiro | 69 | 70 | 
| Índice de velocidade do pneu traseiro | R | H | 
| Tipo do pneu traseiro | sem câmara | com câmara | 
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Disco simples ventilado | Duplo disco tipo margarida flutuante e ventilado | 
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 300 mm | de 310 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinças de montagem radial | pinça deslizante | 
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 4 pistões | de 2 pistões | 
| ABS no freio dianteiro | com ABS | com ABS | 
| Tipo dos freios traseiros | Disco ventilado | Disco tipo margarida ventilado | 
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 240 mm | de 256 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça deslizante | pinça deslizante | 
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 1 pistão | de 1 pistão | 
| ABS no freio traseiro | com ABS | com ABS | 
| Outras informações | ||
| Categoria | Dual-purpose | Trail | 
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 2017 | - | R$ 57.859,24 | 
| Ano modelo 2018 | R$ 25.989,33 | R$ 58.965,35 | 
| Ano modelo 2019 | R$ 27.729,10 | - | 
| Ano modelo 2020 | R$ 28.474,08 | R$ 64.460,36 | 
| Ano modelo 2021 | R$ 30.558,60 | - | 
| Ano modelo 2022 | R$ 31.925,03 | - | 
| Ano modelo 2023 | R$ 33.851,89 | - | 
| Ano modelo 2024 | R$ 35.388,74 | - | 
| Ano modelo 2025 | R$ 38.713,16 | - | 
| Zero KM | R$ 40.782,74 | - | 
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 2017 | - | R$ 1.515,42 | 
| Ano modelo 2018 | R$ 2.018,77 | R$ 1.533,93 | 
| Ano modelo 2019 | R$ 2.082,46 | - | 
| Ano modelo 2020 | R$ 2.152,12 | R$ 1.613,31 | 
| Ano modelo 2021 | R$ 2.284,84 | - | 
| Zero KM | R$ 2.313,60 | R$ 1.638,76 | 
| Mais informações: | Seguro da BMW G 310 GS 2018 a 2026 | Seguro da Honda CRF 1000L Africa Twin 2017 a 2020 | 
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
Seguro

Aproveite a oferta exclusiva para os visitantes do Motos Blog!
Ganhe até 20% de desconto na contratação do seguro para a sua moto com a Energy Broker, há 70 anos a corretora de seguros líder em duas rodas de alta cilindrada no Brasil.
Clique no botão abaixo e faça sua simulação gratuita.
Simule já o seu seguro
Veja também
Apesar de nossos esforços para manter dados precisos sobre todas as motos, não podemos nos responsabilizar por eventuais informações incorretas. Use por sua conta e risco.
Compare mais modelos - Clique aqui!

