Comparativo entre Yamaha XTZ 250 Tenere 2011 a 2015 e Honda SH 300i 2016 a 2021
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos | 
| Quantidade de cilindros | 1 cilindro | 1 cilindro | 
| Disposição dos cilindros | disposição vertical | disposição horizontal | 
| Válvulas por cilindro | 2 válvulas por cilindro | 2 válvulas por cilindro | 
| Tipo de comando de válvulas | OHC / SOHC | OHC / SOHC | 
| Tipo de cárter | cárter úmido | cárter úmido | 
| Refrigeração | a ar | líquida | 
| Capacidade cúbica | 249,45 cm³ | 279,1 cm³ | 
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 74 mm | 72 mm | 
| Curso do(s) cilíndro(s) | 58 mm | 68,5 mm | 
| Taxa de compressão | 9,8:1 | 10,5:1 | 
| Potência máxima | 20,9 cv | 26,82 cv | 
| Rotação da potência máxima | 8.000 RPM | 8.250 RPM | 
| Torque máximo | 2,1 kgf.m | 2,7 kgf.m | 
| Rotação do torque máximo | 6.500 RPM | 6.000 RPM | 
| Marcha lenta | 1.400RPM +/- 100 | 1.300RPM +/- 100 | 
| Capacidade de óleo (total) | 1,55 litros | 1,4 litros | 
| Combustível | ||
| Alimentação | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica | 
| Combustível | Gasolina | Gasolina | 
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 16 litros | 9 litros | 
| Reserva de combustível | 4,8 litros | |
| Eletrônica | ||
| Ignição | TCI | CDI/ECU | 
| Partida | Elétrica | Elétrica | 
| Tensão da Bateria | 12V | 12V | 
| Capacidade da Bateria | 6Ah | 11Ah | 
| Tipo da bateria | selada | selada | 
| Farois | 55W H7 x 2 | 55/60W H4 x 1 | 
| Transmissão | ||
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Automática centrífuga | 
| Câmbio | Manual sequencial | Automático CVT | 
| Quantidade de marchas | 5 velocidades | 1 velocidade | 
| Coroa | 39 | |
| Pinhão | 13 | |
| Transmissão final | Por corrente | Por correia dentada | 
| Quantidade de elos da corrente | 108 elos | |
| Passo da corrente | 520 | |
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Tubular de berço semi-duplo | Underbone | 
| Material do quadro | aço | aço | 
| Dimensões | ||
| Comprimento | 2.135 mm | 2.100 mm | 
| Largura | 830 mm | 730 mm | 
| Altura | 1.375 mm | 1.220 mm | 
| Distância mínima do solo | 265 mm | 136 mm | 
| Distância entre eixos | 1.390 mm | 1.420 mm | 
| Caster | 26,3º | 27,3º | 
| Trail | 103 mm | 98 mm | 
| Ângulo de esterço | 45º | |
| Altura do assento | 865 mm | 785 mm | 
| Peso seco | 133 kg | 161,8 kg | 
| Peso em ordem de marcha | 154 kg | |
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico | 
| Diâmetro dos tubos do garfo dianteiro | 35 mm de diâmetro | |
| Curso da suspensão dianteira | curso de 220 mm | curso de 102 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | sem ajustes | sem ajustes | 
| Tipo da suspensão traseira | Monochoque com Link | Bichoque | 
| Curso da suspensão traseira | curso de 200 mm | curso de 95 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | sem ajustes | ajuste de pré-carga da mola | 
| Tipo da roda dianteira | Aro de aço, raiada | De liga leve | 
| Aro da roda dianteira | 21 polegadas | 16 polegadas | 
| Tipo da roda traseira | Aro de aço, raiada | De liga leve | 
| Aro da roda traseira | 18 polegadas | 16 polegadas | 
| Medida do pneu dianteiro | 80/90 21 | 110/70 16 | 
| Índice de carga do pneu dianteiro | 48 | |
| Índice de velocidade do pneu dianteiro | S | |
| Tipo do pneu dianteiro | com câmara | sem câmara | 
| Medida do pneu traseiro | 120/80 18 | 130/70 16 | 
| Índice de carga do pneu traseiro | 62 | |
| Índice de velocidade do pneu traseiro | S | |
| Tipo do pneu traseiro | com câmara | sem câmara | 
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Disco simples ventilado | Disco simples ventilado | 
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 245 mm | de 256 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinça | pinça deslizante | 
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 2 pistões | de 2 pistões | 
| ABS no freio dianteiro | sem ABS | com ABS | 
| Tipo dos freios traseiros | Disco ventilado | Disco ventilado | 
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 203 mm | de 256 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça | pinça deslizante | 
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 1 pistão | de 1 pistão | 
| ABS no freio traseiro | sem ABS | com ABS | 
| Outras informações | ||
| Categoria | On / Off Road | Scooter | 
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 2011 | R$ 14.537,02 | - | 
| Ano modelo 2012 | R$ 14.775,16 | - | 
| Ano modelo 2013 | R$ 15.666,12 | - | 
| Ano modelo 2014 | R$ 16.559,99 | - | 
| Ano modelo 2015 | R$ 17.454,93 | - | 
| Ano modelo 2016 | - | R$ 15.294,37 | 
| Ano modelo 2017 | - | R$ 16.120,90 | 
| Ano modelo 2018 | - | R$ 17.729,00 | 
| Ano modelo 2019 | - | R$ 18.576,65 | 
| Ano modelo 2020 | - | R$ 19.982,27 | 
| Ano modelo 2021 | - | R$ 21.216,22 | 
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 2011 | R$ 866,12 | - | 
| Ano modelo 2012 | R$ 855,39 | - | 
| Ano modelo 2013 | R$ 873,90 | - | 
| Ano modelo 2014 | R$ 875,17 | - | 
| Ano modelo 2015 | R$ 910,23 | - | 
| Ano modelo 2016 | - | R$ 775,53 | 
| Ano modelo 2017 | - | R$ 818,93 | 
| Ano modelo 2018 | - | R$ 842,55 | 
| Ano modelo 2019 | - | R$ 922,31 | 
| Ano modelo 2020 | - | R$ 993,51 | 
| Ano modelo 2021 | - | R$ 1.051,10 | 
| Zero KM | - | R$ 1.122,28 | 
| Mais informações: | Seguro da Yamaha XTZ 250 Tenere 2011 a 2015 | Seguro da Honda SH 300i 2016 a 2021 | 
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
Seguro

Aproveite a oferta exclusiva para os visitantes do Motos Blog!
Ganhe até 20% de desconto na contratação do seguro para a sua moto com a Energy Broker, há 70 anos a corretora de seguros líder em duas rodas de alta cilindrada no Brasil.
Clique no botão abaixo e faça sua simulação gratuita.
Simule já o seu seguro
Veja também
Apesar de nossos esforços para manter dados precisos sobre todas as motos, não podemos nos responsabilizar por eventuais informações incorretas. Use por sua conta e risco.
Compare mais modelos - Clique aqui!

