Comparativo entre Suzuki GSX 1300R Hayabusa 2009 a 2026 e Royal Enfield Himalayan 2020
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos |
| Quantidade de cilindros | 4 cilindros | 1 cilindro |
| Disposição dos cilindros | em linha | disposição vertical |
| Válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 2 válvulas por cilindro |
| Tipo de comando de válvulas | DOHC | OHC / SOHC |
| Tipo de cárter | cárter úmido | cárter úmido |
| Refrigeração | líquida | a ar |
| Capacidade cúbica | 1.340 cm³ | 411 cm³ |
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 81 mm | 78 mm |
| Curso do(s) cilíndro(s) | 65 mm | 86 mm |
| Taxa de compressão | 12,5:1 | 9,5:1 |
| Vela de ignição | CR8E (NGK) | |
| Potência máxima | 197 cv | 24,5 cv |
| Rotação da potência máxima | 10.100 RPM | 6.500 RPM |
| Torque máximo | 14,2 kgf.m | 3,2 kgf.m |
| Rotação do torque máximo | 7.600 RPM | 4.250 RPM |
| Sistema de admissão | Aspiração natural de ar | |
| Marcha lenta | 1.200RPM +/- 100 | 1.250RPM +/- 100 |
| Capacidade de óleo (sem troca de filtro) | 2 litros | |
| Capacidade de óleo (com troca de filtro) | 2 litros | |
| Capacidade de óleo (total) | 3,5 litros | 2,3 litros |
| Combustível | ||
| Alimentação | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
| Diâmetro do corpo da injeção eletrônica | 42 mm | |
| Combustível | Gasolina | Gasolina |
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 21 litros | 15 litros |
| Eletrônica | ||
| Ignição | CDI/ECU | CDI/ECU |
| Partida | Elétrica | Elétrica |
| Tensão da Bateria | 12V | 12V |
| Capacidade da Bateria | 14Ah | 8Ah |
| Tipo da bateria | selada | selada |
| Saída do alternador | 170 W | |
| Farois | 55W H7 + 60W H9 | 55/60W H4 x 1 |
| Transmissão | ||
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Multidisco banhada a óleo |
| Câmbio | Manual sequencial | Manual sequencial |
| Quantidade de marchas | 6 velocidades | 5 velocidades |
| Coroa | 43 | 38 |
| Pinhão | 18 | 15 |
| Transmissão final | Por corrente | Por corrente |
| Quantidade de elos da corrente | 114 elos | 110 elos |
| Passo da corrente | 530 | 525 |
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Tubular de berço semi-duplo | Tubular de berço duplo |
| Material do quadro | aço com alumínio | aço |
| Dimensões | ||
| Comprimento | 2.195 mm | 2.190 mm |
| Largura | 740 mm | 840 mm |
| Altura | 1.170 mm | 1.360 mm |
| Distância mínima do solo | 120 mm | 220 mm |
| Distância entre eixos | 1.485 mm | 1.465 mm |
| Caster | 23,4º | 26º |
| Trail | 93 mm | 111 mm |
| Altura do assento | 805 mm | 800 mm |
| Peso seco | 250 kg | 191 kg |
| Peso em ordem de marcha | 264 kg | 199 kg |
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido (up-side-down) | Garfo telescópico |
| Diâmetro dos tubos do garfo dianteiro | 43 mm de diâmetro | 21 mm de diâmetro |
| Curso da suspensão dianteira | curso de 120 mm | curso de 200 mm |
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | sem ajustes |
| Tipo da suspensão traseira | Balança monobraço com link e amortecedor com reservatóriode gás | Monochoque com Link |
| Curso da suspensão traseira | curso de 140 mm | curso de 180 mm |
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | ajuste de pré-carga da mola |
| Tipo da roda dianteira | De liga leve | Aro de aço, raiada |
| Aro da roda dianteira | 17 polegadas | 21 polegadas |
| Tipo da roda traseira | De liga leve | Aro de aço, raiada |
| Aro da roda traseira | 17 polegadas | 17 polegadas |
| Medida do pneu dianteiro | 120/70 17 | 90/90 21 |
| Índice de velocidade do pneu dianteiro | ZR | |
| Tipo do pneu dianteiro | sem câmara | com câmara |
| Medida do pneu traseiro | 190/50 17 | 120/90 17 |
| Índice de velocidade do pneu traseiro | ZR | |
| Tipo do pneu traseiro | sem câmara | com câmara |
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Duplo disco flutuante e ventilado | Disco simples ventilado |
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 310 mm | de 300 mm |
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinças deslizantes | pinças |
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 2 pistões | de 2 pistões |
| ABS no freio dianteiro | sem ABS | com ABS |
| Tipo dos freios traseiros | Disco ventilado | Disco ventilado |
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 240 mm | de 240 mm |
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça deslizante | pinça |
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 1 pistão | de 1 pistão |
| ABS no freio traseiro | sem ABS | com ABS (desconectável) |
| Outras informações | ||
| Categoria | Hiper sport | On / Off Road |
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 2009 | R$ 40.188,18 | - |
| Ano modelo 2010 | R$ 42.935,32 | - |
| Ano modelo 2011 | R$ 45.093,18 | - |
| Ano modelo 2012 | R$ 45.007,40 | - |
| Ano modelo 2013 | R$ 52.844,61 | - |
| Ano modelo 2014 | R$ 54.150,19 | - |
| Ano modelo 2015 | R$ 57.223,72 | - |
| Ano modelo 2016 | R$ 59.500,99 | - |
| Ano modelo 2018 | R$ 67.765,17 | - |
| Ano modelo 2019 | R$ 69.793,78 | - |
| Ano modelo 2020 | R$ 75.460,80 | R$ 18.903,93 |
| Ano modelo 2021 | R$ 81.873,35 | - |
| Ano modelo 2022 | R$ 88.326,91 | - |
| Ano modelo 2023 | R$ 104.500,43 | - |
| Ano modelo 2024 | R$ 106.192,29 | - |
| Ano modelo 2025 | R$ 118.375,28 | - |
| Zero KM | R$ 125.930,63 | - |
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 2009 | R$ 2.276,39 | - |
| Ano modelo 2010 | R$ 2.253,75 | - |
| Ano modelo 2011 | R$ 2.275,97 | - |
| Ano modelo 2012 | R$ 2.328,08 | - |
| Ano modelo 2013 | R$ 2.345,14 | - |
| Ano modelo 2014 | R$ 2.399,40 | - |
| Ano modelo 2015 | R$ 2.500,88 | - |
| Ano modelo 2016 | R$ 2.556,49 | - |
| Ano modelo 2018 | R$ 2.809,04 | - |
| Ano modelo 2019 | R$ 2.937,09 | - |
| Ano modelo 2020 | R$ 3.084,48 | R$ 536,44 |
| Ano modelo 2021 | R$ 3.225,82 | - |
| Zero KM | - | R$ 560,03 |
| Mais informações: | Seguro da Suzuki GSX 1300R Hayabusa 2009 a 2026 | Seguro da Royal Enfield Himalayan 2020 |
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
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