Comparativo entre Kawasaki Ninja 400 2019 a 2026 e BMW S 1000 RR 2015 a 2026
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos | 
| Quantidade de cilindros | 2 cilindros | 4 cilindros | 
| Disposição dos cilindros | paralelos | em linha | 
| Válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 
| Tipo de comando de válvulas | DOHC | DOHC | 
| Tipo de cárter | cárter úmido | cárter úmido | 
| Refrigeração | líquida | líquida | 
| Capacidade cúbica | 399 cm³ | 999 cm³ | 
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 70 mm | 80 mm | 
| Curso do(s) cilíndro(s) | 51,8 mm | 49,7 mm | 
| Taxa de compressão | 11,5:1 | 13:1 | 
| Vela de ignição | LMAR9G (NGK) | LMAR9D-J (NGK) | 
| Potência máxima | 48 cv | 199 cv | 
| Rotação da potência máxima | 10.000 RPM | 13.500 RPM | 
| Torque máximo | 3,9 kgf.m | 11,52 kgf.m | 
| Rotação do torque máximo | 8.000 RPM | 10.500 RPM | 
| Sistema de admissão | Aspiração natural de ar | Aspiração natural de ar | 
| Marcha lenta | 1.300RPM +/- 100 | |
| Capacidade de óleo (sem troca de filtro) | 1,6 litros | |
| Capacidade de óleo (com troca de filtro) | 2 litros | |
| Capacidade de óleo (total) | 2,3 litros | 3,5 litros | 
| Combustível | ||
| Alimentação | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica | 
| Combustível | Gasolina Premium | Gasolina Premium | 
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 14 litros | 17,5 litros | 
| Reserva de combustível | 4 litros | |
| Eletrônica | ||
| Ignição | CDI/ECU | CDI/ECU | 
| Partida | Elétrica | Elétrica | 
| Tensão da Bateria | 12V | 12V | 
| Capacidade da Bateria | 8Ah | 7Ah | 
| Tipo da bateria | selada | selada | 
| Saída do alternador | 350 W | |
| Farois | LED (conexão proprietária) | 55W H7 x 2 | 
| Transmissão | ||
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Multidisco deslizante banhada a óleo | 
| Câmbio | Manual sequencial | Manual sequencial | 
| Quantidade de marchas | 6 velocidades | 6 velocidades | 
| Coroa | 41 | |
| Pinhão | 14 | |
| Transmissão final | Por corrente | Por corrente | 
| Quantidade de elos da corrente | 106 elos | |
| Passo da corrente | 520 | |
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Tubular tipo diamante | Ponte | 
| Material do quadro | aço | alumínio | 
| Dimensões | ||
| Comprimento | 1.990 mm | 2.050 mm | 
| Largura | 710 mm | 826 mm | 
| Altura | 1.120 mm | 1.140 mm | 
| Distância mínima do solo | 140 mm | |
| Distância entre eixos | 1.370 mm | 1.425 mm | 
| Caster | 24,7º | 24,5º | 
| Trail | 92 mm | 96 mm | 
| Raio de curva | 2,5 m | |
| Ângulo de esterço | 35º | |
| Altura do assento | 785 mm | 815 mm | 
| Peso seco | 175,5 kg | |
| Peso em ordem de marcha | 168 kg | 204 kg | 
| Capacidade máxima de carga | 203 kg | |
| Peso bruto total máximo | 407 kg | |
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico invertido (up-side-down) | 
| Diâmetro dos tubos do garfo dianteiro | 41 mm de diâmetro | 46 mm de diâmetro | 
| Curso da suspensão dianteira | curso de 120 mm | curso de 120 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | sem ajustes | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da suspensão traseira | Monochoque com link e amortecedor com reservatório de gás | Monochoque com Link | 
| Curso da suspensão traseira | curso de 130 mm | curso de 120 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | ajuste de pré-carga da mola | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da roda dianteira | De liga leve | De liga leve | 
| Aro da roda dianteira | 17 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda dianteira | 3,5" de largura | |
| Tipo da roda traseira | De liga leve | De liga leve | 
| Aro da roda traseira | 17 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda traseira | 6" de largura | |
| Medida do pneu dianteiro | 110/70 17 | 120/70 17 | 
| Índice de carga do pneu dianteiro | 54 | |
| Índice de velocidade do pneu dianteiro | H | |
| Tipo do pneu dianteiro | sem câmara | sem câmara | 
| Medida do pneu traseiro | 150/60 17 | 190/55 17 | 
| Índice de carga do pneu traseiro | 66 | |
| Índice de velocidade do pneu traseiro | H | |
| Tipo do pneu traseiro | sem câmara | sem câmara | 
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Disco flutuante e ventilado | Disco flutuante e ventilado | 
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 310 mm | de 320 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinça | pinças de montagem radial | 
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 2 pistões | de 2 pistões | 
| ABS no freio dianteiro | com ABS | com ABS | 
| Tipo dos freios traseiros | Disco ventilado | Disco ventilado | 
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 220 mm | de 220 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça | pinça deslizante | 
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 2 pistões | de 1 pistão | 
| ABS no freio traseiro | com ABS | com ABS | 
| Outras informações | ||
| Categoria | Sport | Super sport | 
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 2015 | - | R$ 65.770,32 | 
| Ano modelo 2016 | - | R$ 70.387,87 | 
| Ano modelo 2017 | - | R$ 73.562,51 | 
| Ano modelo 2018 | - | R$ 78.703,56 | 
| Ano modelo 2019 | R$ 25.945,29 | R$ 83.487,94 | 
| Ano modelo 2020 | R$ 26.508,31 | R$ 87.965,86 | 
| Ano modelo 2021 | R$ 28.342,59 | R$ 93.300,70 | 
| Ano modelo 2022 | R$ 28.849,48 | R$ 97.566,27 | 
| Ano modelo 2023 | R$ 30.934,28 | R$ 110.028,57 | 
| Ano modelo 2024 | R$ 32.618,96 | R$ 113.959,72 | 
| Ano modelo 2025 | - | R$ 120.435,73 | 
| Ano modelo 2026 | - | R$ 130.187,91 | 
| Zero KM | R$ 35.355,55 | R$ 142.400,31 | 
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 2015 | - | R$ 4.791,39 | 
| Ano modelo 2016 | - | R$ 5.033,58 | 
| Ano modelo 2017 | - | R$ 5.036,39 | 
| Ano modelo 2018 | - | R$ 5.340,87 | 
| Ano modelo 2019 | R$ 1.176,21 | R$ 5.671,51 | 
| Ano modelo 2020 | R$ 1.218,55 | R$ 6.510,45 | 
| Ano modelo 2021 | R$ 1.319,76 | R$ 6.904,44 | 
| Zero KM | R$ 1.357,94 | R$ 7.002,93 | 
| Mais informações: | Seguro da Kawasaki Ninja 400 2019 a 2026 | Seguro da BMW S 1000 RR 2015 a 2026 | 
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
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