Comparativo entre Honda CBR 500R 2014 a 2018 e Yamaha YZF-R1 2015 a 2016
| Ficha técnica | Ficha técnica | |
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo de ciclo | 4 tempos | 4 tempos | 
| Quantidade de cilindros | 2 cilindros | 4 cilindros | 
| Disposição dos cilindros | paralelos | em linha | 
| Válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 
| Tipo de comando de válvulas | DOHC | DOHC | 
| Tipo de cárter | cárter úmido | cárter úmido | 
| Refrigeração | líquida | líquida | 
| Capacidade cúbica | 471 cm³ | 998 cm³ | 
| Diâmetro do(s) cilíndro(s) | 67 mm | 79 mm | 
| Curso do(s) cilíndro(s) | 66,8 mm | 50,9 mm | 
| Taxa de compressão | 10,7:1 | 13:1 | 
| Vela de ignição | CPR8EA-9 (NGK) | |
| Potência máxima | 50,4 cv | 200 cv | 
| Rotação da potência máxima | 8.500 RPM | 13.500 RPM | 
| Torque máximo | 4,55 kgf.m | 11,5 kgf.m | 
| Rotação do torque máximo | 7.000 RPM | 11.500 RPM | 
| Sistema de admissão | Aspiração natural de ar | |
| Marcha lenta | 1.350RPM +/- 100 | 1.300RPM +/- 100 | 
| Capacidade de óleo (sem troca de filtro) | 2,5 litros | 2,9 litros | 
| Capacidade de óleo (com troca de filtro) | 2,7 litros | 3,1 litros | 
| Capacidade de óleo (total) | 3,2 litros | 3,9 litros | 
| Combustível | ||
| Alimentação | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica | 
| Diâmetro do corpo da injeção eletrônica | 45 mm | |
| Combustível | Gasolina | Gasolina Premium | 
| Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 16,7 litros | 17 litros | 
| Reserva de combustível | 3,2 litros | 3,5 litros | 
| Eletrônica | ||
| Ignição | CDI/ECU | TCI | 
| Partida | Elétrica | Elétrica | 
| Tensão da Bateria | 12V | 12V | 
| Capacidade da Bateria | 8,6Ah | 6Ah | 
| Tipo da bateria | selada | selada | 
| Saída do alternador | 402 W | 368 W | 
| Farois | LED (conexão proprietária) | 55W H7 x 2 | 
| Transmissão | ||
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Multidisco banhada a óleo | 
| Câmbio | Manual sequencial | Manual sequencial | 
| Quantidade de marchas | 6 velocidades | 6 velocidades | 
| Coroa | 41 | |
| Pinhão | 15 | |
| Transmissão final | Por corrente | Por corrente | 
| Quantidade de elos da corrente | 112 elos | |
| Passo da corrente | 520 | 530 | 
| Quadro | ||
| Tipo de quadro | Tubular tipo diamante | Deltabox | 
| Material do quadro | aço | alumínio | 
| Dimensões | ||
| Comprimento | 2.081 mm | 2.055 mm | 
| Largura | 756 mm | 690 mm | 
| Altura | 1.150 mm | 1.150 mm | 
| Distância mínima do solo | 140 mm | 130 mm | 
| Distância entre eixos | 1.409 mm | 1.405 mm | 
| Caster | 25,3º | 24º | 
| Trail | 101 mm | 102 mm | 
| Raio de curva | 2,7 m | |
| Altura do assento | 789 mm | 855 mm | 
| Peso seco | 183 kg | 187 kg | 
| Peso em ordem de marcha | 199 kg | |
| Capacidade máxima de carga | 182 kg | 180 kg | 
| Peso bruto total máximo | 381 kg | |
| Suspensão | ||
| Tipo da suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico invertido (up-side-down) | 
| Diâmetro dos tubos do garfo dianteiro | 41 mm de diâmetro | 43 mm de diâmetro | 
| Curso da suspensão dianteira | curso de 120 mm | curso de 120 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão dianteira | ajuste de pré-carga da mola | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da suspensão traseira | Monochoque com Link | Monochoque com Link | 
| Curso da suspensão traseira | curso de 119 mm | curso de 120 mm | 
| Tipos de ajuste da suspensão traseira | ajuste de pré-carga da mola | ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno | 
| Tipo da roda dianteira | De liga leve | De liga leve | 
| Aro da roda dianteira | 17 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda dianteira | 3,5" de largura | 3,5" de largura | 
| Tipo da roda traseira | De liga leve | De liga leve | 
| Aro da roda traseira | 17 polegadas | 17 polegadas | 
| Largura da roda traseira | 4,5" de largura | 6" de largura | 
| Medida do pneu dianteiro | 120/70 17 | 120/70 17 | 
| Índice de carga do pneu dianteiro | 58 | 58 | 
| Índice de velocidade do pneu dianteiro | W | W | 
| Tipo do pneu dianteiro | sem câmara | sem câmara | 
| Medida do pneu traseiro | 160/60 17 | 190/55 17 | 
| Índice de carga do pneu traseiro | 69 | 75 | 
| Índice de velocidade do pneu traseiro | W | W | 
| Tipo do pneu traseiro | sem câmara | sem câmara | 
| Freios | ||
| Tipo dos freios dianteiros | Disco tipo margarida ventilado | Duplo disco flutuante e ventilado | 
| Diâmetro do(s) disco(s) de freio dianteiro(s) | de 320 mm | de 320 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio dianteiro | pinças | pinças de montagem radial | 
| Quantidade de pistões em cada pinça do freio dianteiro | de 2 pistões | de 2 pistões | 
| ABS no freio dianteiro | com ABS (opcional) | com ABS | 
| Tipo dos freios traseiros | Disco tipo margarida ventilado | Disco ventilado | 
| Diâmetro do disco de freio traseiro | de 240 mm | de 220 mm | 
| Tipo de pinça(s) do freio traseiro | pinça | pinça deslizante | 
| Quantidade de pistões na pinça do freio traseiro | de 1 pistão | de 1 pistão | 
| ABS no freio traseiro | com ABS (opcional) | com ABS | 
| Outras informações | ||
| Categoria | Sport | |
| Preço médio de mercado - Atualizado em Julho de 2025 | ||
| Ano modelo 2014 | R$ 23.634,69 | - | 
| Ano modelo 2015 | R$ 25.029,17 | R$ 57.814,98 | 
| Ano modelo 2016 | R$ 26.556,90 | R$ 59.169,71 | 
| Ano modelo 2017 | R$ 29.579,82 | - | 
| Ano modelo 2018 | R$ 30.866,14 | - | 
| Preço médio do Seguro * - Atualizado em Agosto de 2021 | ||
| Ano modelo 2014 | R$ 1.867,05 | - | 
| Ano modelo 2015 | R$ 2.022,50 | R$ 5.782,35 | 
| Ano modelo 2016 | R$ 2.006,36 | R$ 8.507,33 | 
| Ano modelo 2017 | R$ 2.120,29 | - | 
| Ano modelo 2018 | R$ 2.203,05 | - | 
| Mais informações: | Seguro da Honda CBR 500R 2014 a 2018 | Seguro da Yamaha YZF-R1 2015 a 2016 | 
* Os valores de seguro apresentados referem-se ao perfil padrão adotado pelo Ficha técnica para comparação de seguros. O valor pode variar dependendo do perfil de cada segurado.
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